domingo, 29 de março de 2009

Atividade a distância 3 Como utilizar a Internet na educação

Atividade a distância 3


Como utilizar a Internet na educação

Estamos em uma etapa de transição quantitativa e qualitativa das mídias. Hoje sabemos que há muitas iniciativas, principalmente na utilização das mídias, de forma que elas possam enriquecer os momentos presenciais e também o estudo a distância. É uma forma de nós professores inovarmos nossas práticas pedagógicas em sala de aula, não só para despertar mais interesse aos alunos ou para diversificar as aulas, mas, sim para melhorar e facilitar o processo de aprendizagem.
As tecnologias da informação e da comunicação estão se renovando com uma rapidez alucinante. As aplicações à educação são muito variadas. Não se pode, porém, deixar a escola, seus alunos e professores fora do contexto tecnológico, porque a mesma já faz parte do viver cotidiano. É preciso familiarizar-se com ela e seus métodos de ensino. Devemos começar com o que temos ao alcance imediato em nossas escolas, a serviço da aprendizagem. O que devemos fazer frequentemente é trocar idéias, buscar orientações e ajuda, tanto pedagógica quanto técnica para o manuseio dos equipamentos e o aproveitamento de suas possibilidades.
Está claro, para todos, que a escola e os professores precisam mudar, e também que apenas garantir o acesso às tecnologias não é o suficiente para que ocorra de fato. É necessário que toda a equipe escolar se prepare, para que a escola caminhe no sentido da mudança. Quando buscamos a mudança para melhor devemos considerar alguns pontos como:
a) Com o uso das tecnologias podemos melhorar a qualidade da aprendizagem?
b) Tenho claro meus objetivos? Quais as estratégias, o percurso, os encaminhamentos com essas mudanças?
c) As tecnologias estão contribuindo para que minhas aulas sejam mais dinâmicas, mais acessíveis a todos?
d) A escola elaborou um projeto para mudança, incorporando as tecnologias e melhorando a qualidade nas ações pedagógicas com o uso das mesmas?
e) As mudanças com o uso das mídias foram compartilhadas, pensadas e executadas coletivamente?
O desafio é utilizar e humanizar as tecnologias, pois são meios importantes e também caminhos para facilitar um processo de aprendizagem rico em valores e em comunicação. Cabe aos professores a conscientização do papel essencial que as tecnologias podem desempenhar na viabilização de uma aprendizagem cada vez melhor dos alunos e buscar sempre inovação com as novas tecnologias que continuarão surgindo.
A escola deve formar seus alunos para satisfazer as necessidades da sociedade a que pertence, com o potencial para, idealmente aperfeiçoar a sociedade.
Ensinar utilizando a internet exige uma forte dose de atenção do professor, pois a internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos, pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. Atualmente, a internet faz parte da vida de milhões de pessoas no mundo. Nossas escolas também não podem ficar de fora.
Com o uso das tecnologias e da internet pode-se navegar livremente pelos hipertextos de forma não-sequencial, sem uma trajetória predefinida, estabelecer múltiplas conexões, tornar-se mais participativo, comunicativo e criativo, liberar-se da distribuição homogênea de informações e assumir a comunicação mutidirecional com vistas a tecer a própria rede de conhecimentos.
O professor atua como mediador, facilitador, incentivador, desafiador, investigador do conhecimento, da própria prática e da aprendizagem individual e grupal. Ao mesmo tempo em que exerce sua autoria, o professor deve planejar o que deve fazer quais os objetivos que quer alcançar ao levar seus alunos numa sala de informática como também conduzir as pesquisas.
Os alunos constroem o conhecimento por meio de exploração, criação/recriação, organização/reorganização, ligação/religação, transformação e elaboração/reelaboração. O uso da internet deve ser orientado e acompanhado tanto pelos professores como pelos pais, os quais devem verificar quais são os sites que seus filhos estão navegando quais as salas de bate-papo que estão acessando.
Representar, interagir, refletir, compreender e atuar na melhoria de processos e produções com o uso das tecnologias, só é possível quando houver capacitação continua dos educadores para utilizar os recursos disponíveis em sua unidade escolar e também quando os professores aceitarem as novas mudanças, já que as mesmas necessitam de muito estudo, dedicação e pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário