domingo, 29 de março de 2009

Atividade a distância 1 Educação Inovadora - Professores e gestores previsíveis e os inovadores

Atividade a distância 1.

Educação Inovadora – Professores e gestores previsíveis e os inovadores


Vivemos em um mundo de transformações, um mundo acelerado, com características diferentes da sociedade ou época em que uma grande maioria, dos professores atuais, foi formada. Sabemos também que temos muitos professores e gestores que realizam um bom trabalho, que fazem cursos para melhorar o seu trabalho e que procuram se atualizar, mas também encontramos um grupo de profissionais acomodados, outros com dificuldades em aceitar e trabalhar com as mudanças.
Em conseqüência este professor trabalha com um aluno com valores, características e ações bem diferentes daqueles para qual ele foi preparado para trabalhar. O discurso comum entre os professores é sobre alunos desinteressados, que não querem nada com os estudos, que não respeitam mais a escola.
Para mudar este quadro, os professores viram-se diante de um grande desafio: esquecer a sua formação, para acompanhar as transformações deste aluno e conseqüentemente, desta sociedade.
Fica claro que, precisamos urgentemente de professores e gestores com uma visão ampliada da Escola, que tragam contribuições, motivação, inovação, que percebam sua importância para além da sala de aula e que cada ação sua irá contribuir em todo o andamento da escola.
Estamos numa fase de grandes mudanças. Para isso, precisamos de professor e gestor que:

  • Constrói uma imagem positiva de si, dos alunos e da escola;
  • Busca atualização, em diversas áreas, constantemente;
  • Comunica-se bem e mantém a todos bem informados sobre o seu trabalho;
  • Estimula e utiliza as tecnologias disponíveis na escola;
  • Envolva pais, alunos e os outros professores com os seus projetos para a escola;
  • Fundamenta suas ações a partir do P.P. P e da realidade;
  • Seja participativo e comprometido com a escola e seus alunos;
  • Estabelece, com seus alunos, metas de curto, médio e longo prazo, envolva a todos e acompanhe os resultados;
  • Promove o trabalho em grupo e com projetos;
  • Trabalhe pautado na realidade e na sociedade que temos;
  • Seja inquieto (reinvente-se), seja corajoso (não tema a mudança), seja insatisfeito (tenha visão crítica do seu trabalho);
  • Saiba lidar com o imprevisto;
  • Faça parte da solução. Seja flexível, tolerante e comprometido com a vitória;
  • Resolva problemas, não os crie nem os esconda.

“O educador não é mais aquele que vende seu tempo para a escola, mas sim um detentor de competências que agregam valor para o alcance dos objetivos institucionais” (Marcelo Freitas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário